top of page

Saiba os benefícios do ômega!

  • Nutricionista Rodrigo Zanetti
  • 19 de dez. de 2017
  • 2 min de leitura

Encontrado em gorduras de peixes de águas profundas e frias, como cavala, arenque, salmão e sardinha o ômega 3 realiza diversas funções benéficas no organismo humano. Ômega 3, apenas é o nome dado à um conjunto de gorduras poliinsaturadas que atuam de diversas maneiras no nosso organismo. Dentre elas existem os ácidos eicosapenta¬enoico (EPA) e docosahexaenoico (DHA), ambos sintetizados através do ácido alfa-linolênico (ALA) que sofre uma reação enzimá-tica, dando origem ao EPA e DHA.

O EPA apresenta ação antiinflamatória através da produção de substâncias chamadas de prostaglandinas E3. Seus principais benefícios estão relacionados à saúde cardiovascular e problemas circulatórios. O DHA é um ótimo alimento para o cérebro, já que metade dele é composto de gordura, e formação da retina. Entre outros benefícios, o que se destaca está relacionado à melhora dos processos cognitivos, como o funcionamento da memória e o correto funcionamento dos neurônios, atuando de forma neuroprotetora. O ALA é uma gordura que o nosso corpo não consegue produzir, tendo de ser necessariamente consumido pela alimentação.

PODEMOS TER DÉFICIT DE DHA?

Sim, as fontes de DHA são os peixes e algas, porém, a maioria dos peixes são criados em cativeiro, se alimentando de ração, seria ótimo se todos os peixes que comemos se alimentassem apenas de outros peixes, plâncton e algas, pois assim, forneceriam o ômega 3 necessário.

ARTIGOS E PESQUISAS

Na Universidade de Connecticut, uma pesquisa demonstrou que o consumo durante a gravidez de DHA, pelo salmão, reduziu o risco de depressão pós-parto. Foram consumidos 300 miligramas de DHA, cinco dias por semana, entre as semanas 24 e 40 da gravidez, uma quantidade similar a meia porção de salmão.

Na Universidade de Campinas (Unicamp), estudo com os ácidos graxos ômega 3 e ômega 9 mostraram os benefícios dos mesmos em atenuar um processo que acontece no hipotálamo e acaba desregulando a função de controle da fome.

O American Journal of Clinical Nutrition, evidenciou que o ômega 3 pode ser passado através do leite materno para os filhos no período de amamentação, e houve benefícios com o aumento de consumo de peixes 2 vezes por semana pelas mães. No estudo os bebês cujas mães faziam uso dos peixes tinham melhores notas nos testes de desenvolvimento aos 6 e aos 18 meses de vida.

QUAIS QUANTIDADES JÁ TENHO BENEFÍCIOS E EM QUAIS ALIMENTOS ENCONTRO?

Quantidades diárias de 200mg de DHA são suficientes para os benefícios de atenuar problemas cardiovasculares, a aterosclerose e o diabetes. DHA e EPA são encontrados em óleos de peixe e peixes que não são criados cativeiro. O ALA, é encontrado na linhaça e soja.

Referências: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16337677 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17158410 https://www.sciencedaily.com/releas…/2011/…/110412153813.htm https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16841854 ftp://ftp.sp.gov.br/ftppesca/Suarez_mahecha.pdf http://www.scicompdf.se/eskimo-3/salbe_2008.pdf https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21784145


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page